Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
A Embrapa é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que foi criada em 1973 para desenvolver a base tecnológica de um modelo de agricultura e pecuária genuinamente tropical (Embrapa, 2025).
A Embrapa Agroenergia é uma das unidades de pesquisa dessa entidade, que atua para promover a competitividade da bioeconomia brasileira, em que seu modelo de negócios é focado na geração de ativos pré-tecnológicos e tecnológicos para inserção no mercado de inovação (EMBRAPA, 2025). A entidade tem como visão “ser referência nacional e internacional na geração de inovações tecnológicas que permitam converter, por meio de processos bioquímicos, químicos e termoquímicos, matérias-primas renováveis diversificadas em alternativas sustentáveis de bioprodutos e bioenergia dentro do contexto da Biotecnologia Industrial e da Química Verde” (EMBRAPA AGROENERGIA, 2019b).
A partir de 2016, alinhados à sua visão institucional, as ações de PD&I da Embrapa Agroenergia foram definidas em quatro eixos temáticos: Biomassas para fins industriais, Biotecnologia industrial, Química de renováveis e Biomateriais (Lima, 2022).